Somente nos últimos dois anos, os pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50%, segundo dados do Ministério da Justiça de Portugal. A maioria das requisições nesse período foi feita por brasileiros. A procura tem crescido bastante pela nacionalidade do país luso e é importante saber todas as exigências necessárias para não correr o risco de ter o  pedido indeferido.

É um processo regulamentado pela lei da Nacionalidade Portuguesa, que estipula diretrizes de quem pode requerer tal direito. De acordo com a norma, a

cidadania portuguesa filho

de pai português ou mãe portuguesa, ou de pais que adquiriram a nacionalidade portuguesa por também ser filho de cidadão português. Em alguns casos, o direito também pode ser estendido aos netos. 

Assim, o filho de português que nasceu ou reside no estrangeiro (fora de Portugal), tem direito a requerer a nacionalidade portuguesa na maioria dos casos. Com a obtenção da

Cidadania Portuguesa para Filho de Português

é possível transitar, estudar, trabalhar ou residir legalmente na nação portuguesa e em qualquer dos país da União Europeia.
O pedido deverá ser requerido por meio de processo específico, quando precisam ser apresentados todos os documentos exigidos pela legislação, a fim de comprovar que a filiação estabelecida está em conformidade com as determinações da lei portuguesa. Por exemplo, não haver divergências de dados entre as certidões, com os nomes dos cidadãos redigidos de forma correta.

As certidões estrangeiras devem ser emitidas sem nenhuma discordância e anexadas ao processo com a validade adequada e devidamente apostiladas. Após a atribuição da nacionalidade, o requerente (filho de cidadão português) receberá o assento de nascimento, que corresponde à certidão de nascimento portuguesa. Com isso, poderá requerer a emissão dos documentos portugueses como o cartão de cidadão e o passaporte.

Com o passaporte português, o cidadão passa a ser um membro da Comunidade Europeia, podendo se estabelecer em qualquer país do bloco. 

A Horizon Portugal disponibiliza assessores especializados em análises de documentos e solicitações de Cidadania Portuguesa para filho de português. O foco da equipe é analisar toda a documentação do cliente, previamente, para verificar a viabilidade do pedido, evitar perda de tempo e investimentos em gastos e procedimentos desnecessários.
Somente com uma análise especializada de profissionais capacitados é possível entender as particularidades de cada caso e adequar o pedido de forma a alcançar o sucesso desejado na solicitação da

nacionalidade portuguesa para filhos

de portugueses. Desde o primeiro o contato até a atribuição de nacionalidade portuguesa, os consultores da Horizon Portugal estão disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas e atender às solicitações de informações detalhadas sobre o processo e explicar os direitos e deveres advindos desta nova condição.

Todo procedimento é conduzido com a máxima seriedade e profissionalismo, numa trajetória de prestação de serviço que transformou a Horizon Portugal em uma das empresas de destaque no segmento de assessoria para portugueses. Entre em contato e saiba mais informações sobre nacionalidade para filhos de portugueses ou agende visita ao escritório na Avenida Paulista, em São Paulo.